sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Série Sonic the Hedgehog: Uma Retrospectiva

 Olá, sou eu de novo. Decidi trazer uma nova vida para esse blog que eu criei há anos atrás, o motivo? Bem, eu ainda gosto demais desse ouriço. Muita coisa rolou desde então. Sonic 4 Episódio 2 foi lançado! O jogo é ok, mas esquecível. Sonic Lost World foi lançado, um título bem divisivo entre os fãs. Os jogos de Sonic Boom apareceram, foi uma catástrofe geral para a imagem da série. Sonic Mania, um jogo amado por muitos, foi lançado, com o envolvimento de fãs no desenvolvimento, que mudaria a maneira como muitos veem desenvolvimento de jogos envolvendo a comunidade de fãs. Sonic Forces foi lançado, e apesar de alguns gostarem, outros odiaram, trazendo mais divisão entre a comunidade com mais outro título do Sonic.

Uma série que perdura já a nos, e não tem sinal nenhum de parar. Te amo, Sonic!

Os gibis do Sonic da Archie foram cancelados, pra uma nova linha de IDW ser lançada. Sonic ganhou um filme feito por Hollywood, com uma continuação a caminho. Sonic ganhou um novo desenho animado, durou por duas temporadas, pra agora estar com um novo a caminho, produzido pela Netflix.

Durante esse período, não deixei de ficar perto do ouriço, mas realmente, é difícil você carregar um portal de notícias sozinho. Bem, então voltei para o blog, mas com novos planos. Eu decidi que vou encarar a série Sonic por completo. Inspirado em blogs como Thanks, Ken Penders; Hedgehogs Can't Swim, quero trazer minha perspectiva para essa série que é tão querida por mim.

Minha Relação com Sonic

Eu ainda tenho memórias vagas, mas eu consigo lembrar de quando vi Sonic pela primeira vez. Eu já tinha um certo conhecimento sobre ele através do seu impacto no mundo dos jogos, mas as mídias que foram feitas envolvendo o personagem fora do mercado dos jogos foram as que pegaram minha atenção. Eu me encontraria na fila de espera para ser atendido pelo dentista, no começo da metade dos anos 2000, quando passaria na televisão um desenho animado com um bicho azul estranho que eu não conseguia identificar qual espécie era.

O desenho provavelmente era Sonic Underground, ou SatAm, que foram exibidos no Bom Dia & Cia. de 2003 a 2004. Mas enfim, isso já seria o suficiente para me deixar ligado quanto à existência do personagem. Tudo de fato mudaria de fato por volta de 2005, quando em um dia fatídico, foi me dado um VHS de presente pelos meus pais, chamado de "Sonic e as Pedras do Poder".

Mal meus pais sabiam que ao me dar uma fita, renderia no seu filho virando um furry.


Os personagens me cativaram quase que instantaneamente. Sonic tinha um certo ar impaciente e de falar mais o que tava na ponta da sua língua, que me fez me identificar levemente com o personagem, assim como os seus amigos também eram interessantes. Sally, como fez com milhares de outras crianças nos anos 90 e 2000, as marcou de uma maneira que eles nunca esqueceriam (perdão por essa piadda). Robotnik era um vilão que me intimidou bastante com seu design e personalidade.

Lentamente fui sendo absorvido cada vez mais e mais nesse mundo, e então, eventualmente, acabei descobrindo sobre a existência do Sonic no mundo dos jogos, e tudo o que carregava ele junto. Como muitas crianças que foram expostas ao lado americano, eu estava acostumado ao elenco dos Lutadores da Liberdade, então me questionei onde estavam Sally & cia., foi então onde tive meus olhos abertos à quantidade surreal de continuidades diferentes que essa franquia tem.

O fato da série possuir tantas interpretações diferentes é alvo de debates fortes até hoje, eu pessoalmente sou fã desse lado da série, mas eu não vou negar que esse aspecto foi o culpado por vários debates entre os grupos de fãs, rendendo em várias brigas. Não era só debate entre Sonic em 2D vs 3D, era também fãs de Archie vs os jogos, era fãs de SatAM vs Sonic X, era fãs de Sonally VS Sonamy, e muitas outras divisões. Isso é um aspecto no qual a série ainda não consegue fugir até hoje, um aspecto que eu aprendi a abraçar.

Eu lentamente, com o passar dos anos sendo um fã de Sonic, passei a abraçar quase todos os lados da franquia. Sonamy ou Sonally? Ambos! Os jogos ou Archie? Ambos! E por ai foi indo minha jornada com Sonic. Sou daquele tipo que só precisa do Sonic presente pra já ficar levemente satisfeito, hahahaha.

Sonic até hoje mantém um trauma de baleias orcas.

Mas enfim, com a descoberta do universo dos jogos, comecei minha jornada pelos jogos de Mega Drive, indo pela ordem (sou daquele tipo que gosta sempre de entrar numa série pelo começo, por mais ridiculamente longa que ela possa ser). A velocidade foi me cativando, assim como os jogos tinham uma natureza de testar seus reflexos.

Porém, tudo mudou com os jogos 3D, onde realmente fui fisgado de fato. Algo que busco deixar claro na minha relação com a série Sonic é que sou mais fã dos personagens do quê os momentos onde estou jogando. Eu ligo mais pra relação que Sonic tem com Tails, Amy, Knuckles e muitos outros do quê como o jogo necessariamente controla. Sou um fã maior da história.

Os jogos 3D me trouxeram esse lado que eu mais ansiava da série, com os personagens sendo eles mesmos, e interagindo um com os outros. Eu sou em particular um fã grande de como em Sonic Adventure 1, podíamos ver a perspectiva de cada personagem sobre os acontecimentos do jogo. São motivos como esses que também me fizeram ser um fã grande dos desenhos e quadrinhos.

Uma das minhas maiores fontes de diversão envolvendo a série Sonic por vários anos

Os quadrinhos do Sonic abriram meus olhos a como o personagem podia ser utilizado em diferentes maneiras. Pra minha felicidade, os aspectos de SatAM ainda estavam presentes e mais fortes do quê nunca neles, com os personagens que passei a apreciar quando fui introduzido ao Sonic pela primeira vez. Mas não só isso, os gibis da Archie eram uma mistura de tudo um pouco da série. 

Elementos dos jogos, Adventures of Sonic the Hedgehog, SatAM, Underground, Sonic X, e muitos outros foram sendo incorporados no universo dos quadrinhos, sem contar a lore original própria que inventaram pra o universo. Isso me deu a sensação de que eu tinha um épico da série Sonic nas minhas mãos que eu deveria desbravar. Cheguei nos quadrinhos por volta do final de 2008, e então rapidamente comecei a ler todas as edições que eu podia obter minhas mãos sobre (ou melhor, cliques de mouse no YouTube, valeu SonicComicWorld).

Os quadrinhos viraram uma experiência quase que religiosa para mim, onde todo mês eu iria ler qual nova aventura Sonic e os Lutadores da Liberdade se envolveram. Até hoje lembro de diversos momentos icônicos nos quadrinhos, como o retorno do Enerjak, O Domínio de Ferro, a saga Genesis, e muitos outros.

Porém, Sonic não estava registrado somente aos quadrinhos, lógico. Eu estive presente pra acompanhar o lançamento de títulos como Sonic Unleashed e sua natureza extremamente divisiva na época, o hype envolvendo Sonic Generations, o choque de Sonic Boom, o evento de 2016 que nos anunciou Sonic Mania e Sonic Forces, e a extremamente memorável Sonic Central, que nos prometendo um novo jogo principal ano que vem (que com certeza não é um jogo de mundo aberto chamado de Sonic Rangers, confia).

Mas acho que a minha experiência mais memorável envolvendo o Sonic, é o filme. Até hoje lembro das expectativas que eu criei só pelo fato de poder ver Sonic na telona do cinema, e a montanha russa de emoções que foi acompanhar o filme de perto. Eu acompanhei o filme tão de perto, que eu literalmente sabia como ia ser o começo, meio e fim do filme um ano antes dele estrear nos cinemas. Eu certamente não vou esquecer quando fui ver o filme nos cinemas (acabei indo ver o filme um total de doze vezes nos cinemas, uau).

Porém, algo que deixa o Sonic muito querido pra mim até hoje são suas lições de moral, assim como sua energia é muito cativante. Eu lembro de como eu lidava com problemas envolvendo bullying no colégio, e Sonic foi uma figura de apoio (o famoso "comfort character") para mim, e como eu usei ele como uma figura pra eu me espelhar, e tentar ser.

Acho que está mais do quê na hora de eu fazer isso, eu tenho certeza que isso vai levar um monte de anos, e vai ser uma aventura de longa data, mas enfim, sejam bem vindos ao "Mega Drive Sonic", onde vou detalhar minha jornada com a série Sonic.

Nenhum comentário: